quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bolo de aniversário :: Bolo de iogurte com chantily e frutos silvestres

Fiz este bolo para o aniversário da minha mãe no 1º de Maio. É um bolo simples de iogurte, com cobertura e recheio de chantily e frutos silvestres. A acidez dos frutos combinou muito bem com o docinho do bolo e do chantily. Ficou com um aspecto apelativo e é desenjoativo (este factor foi determinante para começar a fazer, há já alguns anos, os bolos de aniversário em casa em detrimento dos de pastelaria, para além de fazermos do tamanho que quisermos). Foi muito apreciado por todos!
Fiz assim:
1 iogurte de mirtilos (alpro soja)
4 ovos
2 medidas do copo de iogurte de açúcar
3 medidas do copo de iogurte de farinha com fermento
1 medida do copo de iogurte (mal cheio) de óleo
1/2 colher de chá de fermento em pó (gosto sempre de adicionar um pouco)

Para a cobertura e recheio:
2 pacotes de natas para bater
2 colher de sopa de açúcar (mal cheias)
1 embalagem de frutos silvestres (congelados do Jumbo)

Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo. Junte os restantes ingredientes e bata bem. Deite a massa numa forma redonda, previamente untada e polvilhada com farinha. Leve a cozer em forno médio durante 35/40 minutos (faça o teste do palito). Entretanto, bata as natas bem frescas (aconselho a coloca-las uns 15 minutos antes no congelador) com o açúcar até engrossarem. Depois do bolo estar cozido, deixe arrefecer um pouco, corte ao meio, recheie com o chantily e com alguns frutos silvestres (previamente descongelados), junte a outra metade, cubra o bolo com o restante chantily e decore com os restantes frutos silvestres. Sirva bem fresco. 

Bom apetite!

22 comentários:

  1. uma fatia para a mesa do canto ,por favor :D

    ResponderEliminar
  2. Os olhos tb comem e eu empanturrei-me com este teu bolo! Está magnifico!
    Eu tb há já uns anos que me deixei de os comprar fora. Para além de não terem nada a haver em termos de sabor, são carissimos!
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Pois, realmente os bolos feitos em casa são outra coisa. Para além de serem melhores e mais económicos, dá-me imenso prazer fazê-los. Acaba por ser mais um miminho da minha parte :).
      Bjs e bom fim de semana tbm para ti!

      Eliminar
  3. Um dos meus sabores preferidos :) Aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
  4. Belíssimo e delicioso !
    Sua mamãe deve ter ficado imensamente feliz!
    Muita saúde , felicidade e longevidade para ela!

    Uma feliz tarde!

    "No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude."Henry Wadsworth Longfellow

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Eliana!
      Sim, ficou muito contente e orgulhosa :).
      Bjs

      Eliminar
  5. Mas que delícia!
    Ai ai a minha dieta...

    ResponderEliminar
  6. Já se comia :) Os meus parabéns (muiiiiito atrasados) à tua Mãe :)

    bj

    ResponderEliminar
  7. Ô delícia... Fiquei desejando um aqui!
    Um beijo grande, querida. Te desejo uma semana linda!
    Mari.

    ResponderEliminar
  8. Tem um aspecto divinal então as tuas bolachas ou biscoitos de aveia nem comento :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Su! Seja bem aparecida! ;)
      Esses biscoitos de aveia, ui ui!!

      Eliminar
  9. Bem que maravilha...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. que bom aspecto, fiquei com água na boca :)

    Bjokas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)