sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Doce de Courgette

Finalmente fiz um doce de courgette cá para casa. Digo finalmente, porque no natal fiz doces de abóbora e courgette para oferecer e nem um frasquinho sobrou para nós, nem sequer os provei! Ontem lá me lembrei de fazer, já o provei e ficou delicioso ;). 

Como fiz:
1,5 kg de courgette descascada
500 gramas de açúcar branco
1 estrela de anis
2 paus de canela
1 casca de limão (médio)

Ralar a courgette para um tacho e juntar os restantes ingredientes. Vai ao lume alto e deixar assim até começar a perder parte do líquido. Reduzir o lume ligeiramente, ir mexendo de vez em quando até começar a engrossar. Assim que engrossar, mexer até ele começar a ficar preso (ponto de estrada). Tirá-lo do lume e ainda quente colocá-lo dentro de frascos previamente esterilizados (eu coloco os meus no microondas durante 20 seg./950 w).Virar os frascos com a tampa para baixo, até o doce ficar morno, para que seja criado um vácuo natural. Basta depois calcar ligeiramente a tampa até ela fazer um ploc muito subtil.

Também já fiz de pêssego e ameixa e faço sempre desta maneira (no de ameixa não coloquei casca de limão). Sai sempre bem :). Por vezes quando sigo outras sugestões, os doces já não me saem tão bem! Normalmente ficam com excesso de açúcar ou falta qualquer coisita. Também não costumo passar pela varinha mágica. Gosto de sentir, principalmente quando faço com fruta, uns pedaços mais grossos no meio do doce. ***************** Bom fim de semana ;).

Nota: No Brasil, courgette é abóbrinha.

13 comentários:

  1. Olá Dora :)

    Não fazia a menor ideia que era possível fazer doce com courgette. Obrigada pela partilha. A minha sogra costuma ter muitas e enormes, mas, nunca me ocorreu fazer doce.

    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Ana, fica muito bom ;).
      Beijinhos e bom fim de semana tbm para ti :).

      Eliminar
  2. Fica optimo :D
    Tb fiz aqui no fim de semana depois de ter desligado o telefone, fui direitinha ao supermercado.
    Fiz tal e qual como me tinhas dito só pus und quantos pedacinhos de amendoa mais, como tinhas feito no doce de abobora.
    Gostei muito e de certesa que nao foi a ultima vez que o fiz.
    No trabalho levei um frasco para provarem e disse que dava 50€ a quem descobrisse o que estava a comer... :D ninguém adivinhou ... nem o chefe :D , mas comeram tudo
    BJ Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Ana!! Ainda bem que ninguém adivinhou, senão lá iam os 50€. Ganda maluca!:D. Com amêndoa deve ter ficado tbm muito bom ;).
      Então e as fotos no blogue para se ver hã?! Agora com máquina nova não tens desculpa!:). Beijocas

      Eliminar
  3. Vivendo e aprendendo! Não sabia que a courgette dava um doce tão bom!!!
    Tenho de experimentar! E ainda por cima é legume que tenho quase sempre em casa para cortar na batata da sopa!
    Obrigada por esta ideia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sílvia, tbm fiquei surpreendida quando ouvi falar pela primeira vez em doce de courgette e tal como tu, é um legume que tenho sempre em casa para a sopa, por isso, em menos de nada experimentei fazê-lo. Esta combinação de ingredientes funciona muito bem e o feedback tem sido muito positivo:). Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Dora, obrigada pela partilha nunca me passaria pela cabeça fazer doce de courgette como os meus pais produzem muitas já sei o que vou fazer :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Dora, estou aqui com água na boca e a culpa é sua..rsrsr
    Estou grávida da minha segunda bebê, agora a Sara - estou de 06 meses.
    Tenho a Ana Letícia de 2 anos e 3 meses e to louca por essas guloseimas que to vendo aqui. De vez em quando faço artesanato com barbante - capa de almofadas, tapetes, bolsas...sempre que encontro tempo. Pois sou catequista na minha Igreja, e isso toma muita dedicação.

    Afinal, o que é courgette?
    Pra mim é uma palavra nova.
    Bjs e até mais.

    PS: Vc é bem prendada. E o meu sobrinho João Victor nasceu no mesmo dia que o seu filho, que por sinal é lindo. Parabéns!

    Vívian Fonseca
    Ceilândia - DF
    Brasília - Brasil.
    iviabsb@gmail.com

    To te seguindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vivian! Courgette é abobrinha. Não quero ser má, mas este doce é uma delícia! :). Quando estamos grávidas os doces são uma verdadeira tentação e eu reconheço que os meus docinhos não são à prova de grávida :D.
      Mais uma vez agradeço a sua simpatia e desejo que corra tudo bem com a barriguinha. A Ana Letícia é muito fofa! Muitas felicidades!

      Eliminar
  6. tenho de experimentar isto pá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro! Ainda nesta sexta-feira fiz mais uns frasquitos e ficou ótimo.

      Eliminar
  7. Olá Dora! Tenho uma dúvida em relação à quantidade de açucar. São 500gr para 1.5 kg de courgette? Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)