quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Creme de chocolate e avelãs (Nutella caseira)

Aqui em casa somos fãs de Nutella. O Tiago todas as noites, a seguir ao jantar, gosta de se agarrar ao frasco e comer umas quantas colheradas. Como é criança que não come muitos doces, permito este mimo que tanto o satisfaz.
Depois de me terem passado pela vista algumas receitas de nutella caseira, quis, também eu, experimentar fazer e o resultado foi bastante satisfatório. Para nós, adultos, melhor que a Nutella. O pequeno Tiago gosta, mas pergunta sempre: "mãe, qué ixo?". A diferença principal está no chocolate que usei - Pantagruel, quando devía ser usado chocolate de leite.

Ingredientes: 1 chávena de avelãs, 1 pacote de natas de soja, 1 tablete de chocolate de boa qualidade e preferencialmente de leite, 1 chávena de açúcar ice (fino), 2 colheres de sopa de cacau em pó, uma colher de chá de aroma de baunilha. 

Modo de fazer: Colocar as avelãs num tabuleiro forrado com folha de alúminio, para tostarem um pouco e assim conseguir tirar-lhes a pele (neste processo, o melhor é colocá-las num pano de cozinha e esfregá-las até conseguir remover as peles). Depois, coloca-las no liquidificador juntamente com as natas. Deixar a triturar uns bons minutos até ficar um creme aveludado e homogénio. Entretanto, derreta a tablete de chocolate em banho-maria, mas também o pode fazer no microondas e junte o cacau em pó. Envolver bem. Peneirar o açucar para o chocolate e envolver novamente. Por último, juntar a baunilha e a mistura de avelãs. Mexer bem e já está! Rendeu um frasco e meio de Nutella.

Ao contrário da Nutella, este creme de chocolate guardo-o no frigorífico e posso garantir que ao fim de uma semana ainda está comestível. Como utilizei natas de soja e chocolate Pantagruel, pode-se dizer que em termos de custo ficou mais ou menos ela por ela. Já tenho outras versões em mente: uma com amendoins e outra com amêndoas e na próxima talvez substitua o açucar por geleia de agave. Dá-me gozo fazer estes produtos em casa e como tal, a nossa Nutella caseira vai continuar. Espero que tenha gostado da sugestão e aproveito para desejar um bom fim-de-semana!

16 comentários:

  1. Hummmm que delicia! Tb me rendi à Nutella no dia em que sujei um dedo com ela a preparar uma sandes para a C. e o lambi! Foi amor de perdição! :D
    Obrigada pelo teu comentário, por aqui está tudo bem, apenas com pouca vontade e paciência para experimentar novidades. Mas aos poucos lá vou voltando! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São fases, mas ainda bem que estás bem ;)
      Bjs

      Eliminar
  2. Que aspecto delicioso!! Também sou fã de Nutella, mas esta receita é uma verdadeira tentação. :) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Joana, apesar de não ser gulosa, confesso que tenho de me conter :)
      Bjs

      Eliminar
  3. Ha muito tempo que nao como nutela, anos ate!! Mas adoro claro.... gulosa como sou! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim foi uma descoberta relativamente recente. Apesar de a conhecer há uns bons anos, nunca tinha experimentado :)

      Eliminar
  4. Parece deliciosa!! E cá em casa também somos fans de nutella :) um vício que a minha mãe trouxe de França ainda em miúda.

    Beijinho e bom fim de semana para vocês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo, Lúcia! Este fim de semana já vou ter de fazer mais... :)
      Bjs e bom fim de semana tbm para vocês

      Eliminar
  5. Vou experimentar já este fim de semana!! Cá em casa somos todos fãs de Nutella!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se puderes publica, para eu saber como correu e se gostaram ;)

      Eliminar
  6. Dora, a única pena que o Tiago deve ter do Nutella agora ser feito pela mamã....é não ter um pote com o nome dele no rótulo! de resto, a receita deve estar ótima, a avaliar pelo aspeto. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho o mesmo , Val :-) Mas não tem havido rótulos com o nome dele... Obrigada e bom fim de semana tbm par ti. Bjs

      Eliminar
  7. Parece muito gostoso! Deu vontade de comer! Bjs doces e lindo fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está aprovadíssimo aqui em casa ;-)
      Bjs e obrigada!

      Eliminar
  8. Também quero... imagino o sabor, ai as coisas que tu aqui colocas rapariga, que vontade de ir aí provar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca mais comprei Nutella! E por falar nisso, amanhã é dia de fazer mais, queres passar por cá ? :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)