sexta-feira, 7 de junho de 2013

O quarto do Tiago

Há uns três anos pintei o quarto de branco e neste azul glicinia. Na altura achei esta cor bonita,  mas actualmente já estava um pouco farta dela e para suavizar um pouco mais o ambiente, decidi fazer umas riscas em branco somente na zona de dormir, porque era aí que o azul tinha mais impacto. A meu ver foi uma boa opção, porque consegui criar um ambiente diferente, sem perder muito tempo em pinturas. Neste cantinho de dormir, apenas comprei as quatro molduras brancas (onde coloquei algumas fotos do «Ruca» - o seu amiguinho do momento) e o tecido com que forrei o candeeiro e uma caixa de sapatos que se encontra na mesinha de cabeceira. As prateleiras fui buscá-las ao sótão e também elas cortaram um pouco o azul naquela parede.
No espaço lúdico, transformei o berço em sofá (inicialmente optei por umas almofadas que por serem baixas não eram confortáveis e magoávamos as costas ao encostar, pelo que houve a necessidade de colocar umas mais altas), fiz umas bandeirolas (muito simples) e troquei o cortinado por um estore de bambú, onde colei no topo uns peluches que serviam anteriormente de mobile.
O marido colocou uma mini tabela de basquetebol e as prateleiras com os livros já as tinha mostrado aqui. As fotos em baixo, mostram duas versões do «antes» do quarto, sendo a primeira, a versão anterior mais recente.
Agora já tenho o quarto mais a meu gosto. Houve muitas indecisões da minha parte, nomeadamente onde colocar a cama nova; o que manter, o que tirar, enfim, por vezes dou por mim a ligar o «complicómetro» e aí  preciso de fazer umas longas pausas até me sentir mais inspirada e foi o que aconteceu. Peço desculpa pela qualidade de algumas fotos, mas não me andaram a sair muito bem. Aproveito para desejar um bom fim-de-semana!

36 comentários:

  1. Está lindo o quartinho do Tiago.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. O quarto do teu menino é muito giro e animado. Aproveita esta fase porque eles crescem num instante! Às vezes dou por mim a olhar para o quarto dos meus filhos e a perguntar a mim mesma: "Para onde foram os meus bebés?"
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta fase é sem dúvida muito ternurenta e sim, tento aproveitá-la ao máximo. De qualquer das formas, há-de sempre chegar uma altura em que irei pensar o mesmo que tu. Obrigada!

      Eliminar
  3. Está muito bonito :)
    Que idade tem o Tiago?
    A minha filha tem 3 anos e ainda dorme na cama de grades. Li num livro de 1 pediatra que enquanto eles couberem lá, não os mudar.
    Acho que eles sentem-se mais seguros...e a minha então, que tem terrores noturnos...quando estiver numa cama dessas, vai ser uma preocupação :(
    Mas quando comprar uma cama, esperava já fazê-lo este verão...mas ela ainda cabe na de grades, vai ser também uma dessas do IKEA.
    Bjs e bom trabalho, está muito bonito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tiago está com cerca de 3 anos e meio, só que é muito crescidinho e já não cabia muito bem no berço, mas também dormiu lá até bem perto dos 3 anos. Concordo que enquanto eles se sintam confortáveis, deverão continuar no berço, independentemente da idade. A transição do Tiago foi tranquila, mas no inicío também tive as minhas dúvidas. Correu tudo muito bem e noto que o deixou ainda mais confiante, poque afinal já podia sair da cama quando bem entendesse. E, por outro lado, também me pode ter a mim, deitada ao lado dele até adormecer a contar-lhe uma "estóia" :). Pensamento positivo!
      Bjs e obrigada!

      Eliminar
  4. Oláááá amiga! Não penses que me esqueci de ti! Tenho vindo sempre que publicas novidades, mas confesso que ás vezes a preguiça de escrever é maior! :D Mas agora não podia deixar de te dar os meus parabéns!!! O quarto ficou fantástico! Tb eu já andei nessas pinturas! Pintei de rsa, lilás e branco, em riscas verticais e sei bem a trabalheira! Mas o que me deixou verdadeiramente encantada foi a transformação da caminha de grades! Que pena que já não tenho a da Catarina... Mesmo até para pôr no quintal, ficava tão gira! Opá que pena :(
    Bem, a moça está a entrar de férias não tarda, a ver se a gente vai "ao café", por a conversa em dia, e quero ver o meu "cabritinho" que já deve estar um homem!!! :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, minha querida! Pois...tenho estranhado a tua ausência, mas essa preguicite também me atinge muitas vezes, sei como é :). Estes berços funcionam mesmo muito bem como sofás e em qualquer lado ficam bem! É uma pena já não teres o da Catarina.
      Sim senhora, já faz um tempinho que não pomos a conversa em dia! Dá-me um alô assim que der, os nossos piquenos já devem estar com saudades da brincadeira um com o outro :)
      Bjs e obrigada!

      Eliminar
  5. Adoro o quarto.As melhores ideias para mim (além das riscas que realmente deram um diferencial) é a transformação do berço em sofá e o posicionamento junto à janela,e as prateleiras para livros à entrada.Muito bom trabalho,parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Val! Realmente o berço veio a revelar-se uma peça bem versátil e o seu posicionamento foi pensado para se aproveitar ao máximo a luz natural. As prateleiras dos livros, foram pensadas para criar um foco de atenção logo à entrada e funciona!

      Eliminar
  6. Ah ,dai o teu desaparecimento ;)
    Dora ,está lindíssimo o quarto do Tiaguinho :)
    Adorei todos os pormenores ,o berço tornado em sofá ficou originalíssimo
    Os meus Parabéns ,Lulu não faria melhor ,Ficou LINDO
    Bom Fim De Semana
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lulu! Não sei se não farías melhor :)
      Bjs querida!

      Eliminar
  7. Ficou,muito legal!
    O quarto está uma graça.

    ResponderEliminar
  8. Ficou muito giro, essas riscas deram logo outro ar ao quarto :)

    Bjokas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazem mesmo uma grande diferença! Obrigada ;)
      Bjs

      Eliminar
  9. Ora bem...por onde é que vou começar???????
    Tá linnnddddooooo :) Já estava muito bonito antes mas as mudanças fazem-nos tão bem à alma que te compreendo perfeitamente!

    Adorei as tiras brancas para suavizar a pintura...
    Adorei a reciclagem do candeeiro e da cxa de sapatos...
    Adorei a transformação do berço...
    Adorei o tapete, nunca tinha visto uma ideia tão original para um tapete, eheheheeh :)
    Adorei a cadeira branca

    E pronto...agora vou limpar o pó e aspirar :(

    bjs grandes e bom fim de semana minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vim agora responder à Luarte e apercebi-me que a minha resposta ao teu comentário não estava publicada... Devo-me ter baralhado aqui com qualquer coisa!
      Obrigada, querida!
      Bjs e um bom feriado!

      Eliminar
  10. Adorei conhecer o quarto do Tiago e as evoluções que foi sofrendo.
    Sem dúvida que as riscas brancas na zona de dormir criaram um ambiente muito mais fresco e alegre.
    Estão muito bonitas todas as soluções que foram criando para o espaço do vosso filho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luarte!
      O branco é excelente para iluminar ambientes e aqui foi realmnete a melhor opção. Ficou um zona bem mais fresca e luminosa!
      Bjs e bom feriado!

      Eliminar
  11. O quarto ficou ainda mais bonito com estas alterações, para além de me parecer bastante funcional! Muitas ideias engraçadas, que vão acima de tudo, acompanhando o desenvolvimento do Tiago (o sofá/berço; as riscas; as prateleiras dos livros; as molduras com o Ruca...). Parabéns! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Joana!
      Sim, também o acho funcional e o Tiago adaptou-se muito bem a todas as alterações. Sinto que ele gosta do seu quartito :)
      Bjs

      Eliminar
  12. Gostei muito! Também estou a precisar de mudanças no quarto da minha menina e apreciei a ideia do berço transformado em sofá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! A transformação do berço foi realmente uma boa solução.

      Eliminar
  13. Mais uma tarefa que a mim me parece hercúlea e que tu fazer com maior facilidade e BEM!
    Parabéns.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isilda, mas acredita que não é difícil, basta um pouco de concentração e empenho e as coisas saem bem ;)
      Bjs

      Eliminar
  14. Bem, Dora, adorei! Confesso que volto cá com mais calma para apreciar tudo ao detalhe! Parabéns a ti e ao fotografo que tirou fotos lindas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Neuza! A "fotógrafa" fui eu :)
      Ficarei a aguardar a tua visita.

      Eliminar
  15. Ficou tão espectacular!1 Ideias simples e fáceis de pôr em prática e que dão um resultado final belíssimo!

    Os teus rasgos de criatividade comparados com os meus, são golpes de génio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Naná! A ideia era mesmo essa, transformar o quarto com ideias simples e de fácil execução, criando um ambiente engraçado. Embora se pense que as riscas são difíceis de fazer, acredita que se fazem muito bem e até foi divertido!
      Golpes de génio...bem, acho que todos temos os nossos momentos ;)
      Obrigada!

      Eliminar
  16. Cá em casa o meu marido anda em pulgas para colocar uma tabela de basket também:) O quarto do teu filhote está super giro!Beiijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles divertem-se imenso com a tabela de basket. Obrigada! ;)
      Bjs

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)