terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Espeleologia :: Gruta da Utopia

 Visitei-a no passado domingo, através da empresa que me iniciou nesta actividade - Vertente Natural. Situada numa das mais belas zonas da Serra da Arrábida, esta gruta foi visitada poucas vezes, sendo uma das mais bonitas da zona, com formações rochosas fantásticas, destacando-se as estalactites, estalagmites e tubulares. A vista da sua entrada é de cortar a respiração; um ar fresco que  nos limpa a alma e uma calma e beleza únicas, contrastando com o pequeno buraco escuro, quente e húmido por onde entrámos, que nos levava a cerca de 50 metros de profundidade (limite máximo permitido para a visita, pois a gruta estende-se até aos 110 metros), onde estavam escondidas verdadeiras pérolas.
Não tenho muita experiência em espeleologia. Esta foi a terceira gruta que fiz e confesso que tenho ganho um certo fascínio por cavidades subterrâneas. Esta gruta foi das mais bonitas e das mais exigentes fisicamente que visitei - está no nível médio em grau de dificuldade. Os monitores costumam dizer que no interior das grutas devemos apenas deixar pegadas e levar fotografias, pois desta vez trouxe umas belas nódoas negras e uma forte dor de braços (mais parecia que tinha tido uma aula de jiu-jitsu!).
Desta vez optamos por não levar máquina fotográfica, para nos facilitar os movimentos dentro da gruta e também pelo risco de a danificarmos (nem sequer nos lembrámos de levar a compacta...). Fiquei arrependida, porque com jeitinho e calma era possível levá-la comigo e ficava com um melhor registo fotográfico, uma vez que estas fotos foram tiradas de telemóvel. Esta gruta vai ficar novamente fechada, só abriu este fim-de-semana para a conhecermos, evitando, assim, causar um maior impacto no seu interior.

12 comentários:

  1. Obrigada pela partilha desta experiência. O meu marido tem um fascínio enorme por grutas, apesar de não ser praticante de espeleologia. No entanto, temos algumas pequenas experiências e gostámos muito. Ele no ano passado também esteve na arrábida com uns colegas numa aventura dessas. De quando em vez vem com a conversa que temos de ir fazer umas grutinhas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Luarte :)
      Tenho adorado todas as experiências que tive e sendo a Arrábida composta por rocha calcária, tem todas as condições para a prática dessa actividade. Quem sabe um dia não nos encontramos enfiadas aí num buraco algures nesta maravilhosa serra ;).
      Bjs

      Eliminar
  2. Que aventura! Precisa de coragem.
    Fiquei encantada com a primeira foto....um dia chegarei na costa de Portugual.
    beijo,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é tão difícil como parece, mas nem todas as pessoas se sentem à vontade nessas profundidades ;-)
      Esta zona é muito bonita e digna de ser visitada!
      Bjs

      Eliminar
  3. boa aventura! o nosso Portugal é bem bonito... gostei da partilha ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A foto do exterior convida a uma boa caminhada:-)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ter a certeza, Isilda! Eu já fiz pelo lado oposto da foto. Não me canso de dizer que esta serra é magnífica! Este sábado vai realizar-se um passeio pedestre ao topo da arrábida. É o dia todo e com muita pena minha não irei.
      Fica para a próxima.
      Bjs

      Eliminar
  5. Admiro-vos pela coragem! Eu não conseguiria... tenho claustrofobia! :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, aqui não se pode ser claustrofóbico, de maneira nenhuma! Passámos por uma zona que tinhamos que ir a rastejar com o capacete a roçar uma parede e a cara quase a bater no chão e tinhamos de controlar a respiração por causa do pó junto à nossa boca...Foi a parte mais complicada! Mas é sempre uma experiência gratificante :)
      Bjs

      Eliminar
  6. Bem, que coragem... acho que não seria capaz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para iniciantes não aconselho esta, mas existem grutas aqui na zona muito mais acessíveis para quem se quiser iniciar nesta actividade. Se um dia quiseres experimentar, aconselho uma visita à Lapa do Fumo (nesta até podes levar o filhote) - as visitas são organizadas pela Vertente Natural. Experimenta, é uma experiência gira e diferente, para além de descobrires sitios fantásticos na serra ;).

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)