sexta-feira, 30 de março de 2012

"Uma dúzia de retalhos" :: 1º Março :: Log Cabin

A Isilda do blogue Retalhos e Detalhes, lançou um desafio, que consiste em criar 12 blocos em patchwork (um por mês) até Março de 2013. A finalidade deste desafio é aprendermos novas técnicas de patchwork e principalmente divertir-mo-nos na sua execução. No final teremos uma manta/mostruário de 1,65mx2,15m. 
O bloco escolhido para dar inicio a este projecto, é o *Log Cabin. Segundo a Isilda, este bloco é um dos mais simbólicos do patchwork e o mais popular na América do Norte. 
*Log cabin é uma cabana primitiva de madeira feita com troncos (log) colocados na horizontal. Esta estrutura arquitetónica é originária do norte da Europa e foi introduzida na América do Norte pelos colonos escandinavos. 
O quadrado vermelho foi-me oferecido pela Isilda, simboliza a lareira no centro da cabana. Eu desconhecia, completamente, esta simbologia à volta do patchwork!
Estou a começar a gostar muito desta experiência. Gosto de trabalhar com tecidos e já há muito tempo que pretendia executar uma manta em patchwork.  Tecnicamente sei pouco, ou quase nada, e esta iniciativa veio despertar a vontade de concretizar este meu desejo. Fiz este bloco numa manhã, que incluiu a escolha e o corte dos tecidos. Claro que assim que o meu petiz acordou, as coisas já não tiveram o mesmo rendimento, mas tinha em mente acabá-lo hoje e consegui (queria terminá-lo ainda no mês de Março). Se quiser juntar-se a nós, ainda vai muito a tempo! Em vez de fazer um bloco para o mês que vem, faz dois! Basta seguir o blogue Retalhos e Detalhes da Isilda, para ficar a par dos acontecimentos.
Este foi o meu primeiríssimo Log Cabin! Segui o passo a passo da Isilda, mas depressa o nosso cérebro percebe a lógica das coisas e comecei a unir os retalhos como se fosse coisa que já  estivesse habituada a fazer há muito tempo. Foi muito entusiasmante! Não está perfeito, mas deixou-me muito contente, na mesma! E venha o próximo :). Quero aproveitar para agradecer toda a disponibilidade que a Isilda demonstrou ter neste projecto. Deixo-lhe aqui um abraço e um beijinho!

Bom fim de semana!

19 comentários:

  1. Parabéns! Não consegui deixar de sorrir e sentir um calorzinho bom ao ver o teu trabalho!!!!!!
    Acho que a nossa manta/mostruário nos vai deixar cheias de orgulho!
    Se estivesse no Porto começava já hoje o próximo bloco, fiquei em pulgas ao ver o teu Log Cabin.
    Obrigada!!!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já estou em pulgas para fazer o próximo :). Estava ansiosa para saber a tua opinião. Obrigada!! :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Ai está algo que gostava de saber fazer :) Mas se nem me atrevo a pegar numa agulha para remendar uma meia, muito menos me atrevo a um projecto desses :))

    Mas depois quero ver o teu pronto :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois! Assim já é mais difícil...mas não é impossível! :)

      Eliminar
  3. No mês de abril vamos fazer um bloco que dê para aproveitar as tiras restantes do mês de março; acho que devemos respeitar o princípio subjacente ao patchwork: reaproveitar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, parece-me bem. Não cortei as tiras muito longas, mas ainda sobrou alguma coisa.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Sinto-me tentada a experimentar essa técnica :) Nem me parece assim tão dificil depois de ver como se faz! Ficou lindo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é mesmo difícil! Faz-se muito bem. Reúne uns tecidos e junta-te a nós ;).
      Obrigada e Beijinhos!

      Eliminar
  5. Hum..... faco, näo faco, estou aqui num dilema....
    Prós e contras ...
    - é uma coisa que nunca experimentei, mas tenho curiosidade...
    - näo gosto de coisa muito coloridas, mas posso fazer a meu gosto...
    - a vontade de experimentar é muita, mas näo sei se o tempo me permite cumprir as tarefas ao longo do ano ...
    - estou a aprender a tricotar, e tenho um projecto do genero iniciado...

    vou dormir mais uma noite a pensar neste projecto, estou a acha-lo interessantísimo.
    Näo sabia que o Patchwork tinha uma simbologia.
    O que eu aprendo cnt :D

    BJ da Ana (que está seriamente pensar no assunto para depois ir ao Ikea ver de tecidos que a agradem )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que é fácil de acompanhar este projecto, uma vez que temos 1 mês para fazer um bloco! A ideia do log cabin é recriar uma cabana, em que temos a lareira ao centro e temos um lado mais escuro que representa a zona mais sombria da cabana e o lado mais claro, daí escolhermos tecidos escuros e claros. Mas se nos quiseres acompanhar, não precisas de usar padrões muito coloridos, utilizas os que mais gostares, desde que sigas essas regras.

      Eu também desconhecia esta simbologia e achei-a interessante.

      Então vá, pensa no assunto! É uma boa altura para matares a curiosidade :). Tu com o jeitinho que tens fazes isto na boa ;).

      Bjs

      Eliminar
  6. Olá Dora,
    Há uns 3 anos atrás fiz um cursozito ( 5 tardes) de patcwork, e fiquei a gostar muito.Na altura nunva tinha pegado numa máquina de costura, o que dificultou a coisa :)Também tenho ideias de fazer uma manta, para quando é que não sei.

    O teu primeiro quadrado, está muito giro.Escolheste muito bem as cores...
    Pode ser que me entusiasme!
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ce. :)
      Eu quando fiz a minha primeira, e única, peça em retalhos, estava grávida. Fiz um saco para a 1ª roupa do Tiago e também não sabia coser à máquina, aprendi na altura o básico.

      Hoje em dia já me sinto mais à vontade com a costura, por isso aproveitei esta oportunidade para aprender mais sobre esta arte e "desenferrujar" um pouco a máquina :).

      Se quiseres acompanhar-nos é dares um alô e uma vista de olhos no blogue retalhos e detalhes da Isilda ;).

      Bjs

      Eliminar
    2. Até acompanhava, mas tenho de comprar a régua e a tabua de corte.Vou ver se arranjo (a bom preço!) e se for a tempo, começo em Abril.Esse faço-o num instantinho, é o mais fácil :)
      Ahhh e tecidos, também não era má ideia comprar uns giros..

      Depois dou noticias

      bj

      Eliminar
  7. Lindo trabalho de patchwork, adorei as cores !!!

    ResponderEliminar
  8. Hummm eu também quero experimentar!
    Tinha uma vizinha da minha avó que fazia imensas almofadas desse género, ainda fez uma para mim. Agora vou ver se aprendo ;p)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também ando a pensar em fazer uma almofada, mas acho que vou optar pelos quadradinhos - também não sei fazer muito mais para além do bloco que aqui fiz!!. Vamos ver como corre o bloco de Abril :).

      Estás com uma energia fantástica!! hehehe
      Isso é muito bom :)

      Quando quiseres e puderes junta-te a nós ;).

      Beijinhos

      Eliminar
  9. O patchwork é viciante e o paper piecing nem se fala! Também estou a começar no mundo dos quilt's e é uma experiência que nos leva a outros níveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de estar ainda no início, estou a gostar imenso da experiência. Acho que vai ser um projecto bastante enriquecedor!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)