sexta-feira, 9 de março de 2012

Bolinhos de canela

Gosto tanto e nunca os tinha feito, até "tropeçar" na receita que vi no blogue Fiel ao Tacho e lá fui para a cozinha fazê-los. Em  menos de nada tinha uns bolinhos de canela muito saborosos! São tipicamente secos,  o que os torna o acompanhamento ideal de uma chávena de chá. Experimente! ;).

Ingredientes:
100 gramas de margarina (ligeiramente derretida)
100 gramas de açúcar
2 ovos
250 gramas de farinha com fermento
Raspa de 1 limão médio

Untar o tabuleiro do forno, forrar com papel vegetal e voltar a untar. Reservar. Ligar o forno a uma temperatura média. Bater a margarina com o açúcar. Adicionar os ovos, um a um, batendo sempre entre cada adição. Juntar a raspa do limão e a farinha peneirada (eu costumo usar um passador largo de arame). Envolver bem com um rapa tachos (salazar). Formar pequenas bolas (2,5 cm aproximadamente) - para facilitar esta tarefa aconselho a polvilhar as mãos com canela - passe-as por canela e disponha-as no tabuleiro espaçadas (2 cm) umas das outras. Os meus ficaram prontos em 10 minutos a uma temperatura de 130º. Assim que começarem a abrir, aguarde mais um minuto e estão bons.Vigie.
Bom apetite e, já agora, bom fim de semana!.

19 comentários:

  1. Lá vou ter que experimentar mais esta das tuas receitas, pois adoro este bolinhos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força! ;)
      Há anos que eu não comia um!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Wellcome Lauren! And thank you so much for your kind words! :)
    xo

    ResponderEliminar
  3. manda uns quantos para a mesa do canto, por favor :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim senhora! Falta só preparares o chá! ;)
      Bjs

      Eliminar
  4. Se conseguir (sim,porque ás vezes as coisas não correm como planeamos :))vou fazer...adoro bolachas ADORO canela...combinação perfeita :)

    Bj e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem atenção ao tempo no forno, porque eles queimam por baixo facilmente! São óptimos para fazeres com a tua filhota ;).
      Bjs e bom fim de semana tbm para ti.

      Eliminar
    2. :) seremos então 4 olhos em cima dos bolinhos :)eu e a princesa,ehehe

      bj

      Eliminar
  5. Olá Dora, obrigada pelo teu comentário :)

    Vim aqui espreitar e adorei o teu blog! Tantas receitas boas, a tua casa é muito bonita e tens imenso jeito. Parabéns!

    Vou ficar por aqui também :D

    Quanto aos bolinhos de canela, apesar de não apreciar canela, adoro!! A minha mãe costuma fazê-los e qualquer dia experimento eu.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lúcia, pelo teu simpático comentário ;)
      Que giro não apreciares canela e gostares destes bolinhos! Pois eu quanto mais canela melhor!! :).
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Oi Dorissima, adoro receitas pratica e gostozas...
    Vi sua cachorrinha Papucinha, é da raça Piquines ? Tbm tenho um o meu é de pelo
    dourado bem claarinho se chama Linus. bjs
    Bom Final de semana !!!
    www.schandramosaico.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Schandra :)
      Esta receita é mesmo muito simples e bem gostosa!
      Sim a Papucinha era uma pequines. São muito fofos! Infelizmente já não está entre nós e deixou muitas saudades. Foram 15 anos na companhia desta menina linda ♥
      Ohh! o Linus deve ser bem fofo também :)
      Beijinho e bom fim de semana tbm para você!

      Eliminar
  7. Nham, que maravilha.
    Acho que não vou esperar muito para perfumar a minha cozinha a canela ;)
    Beijoca e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um cheirinho bem suave e muito agradável...Adoro :)
      Bjs

      Eliminar
  8. Parece mesmo fácil. Adoro canela e sabor a limão. Tenho de experimentar.

    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são mesmo fáceis de se fazer.
      Beijinhos e bom fim de semana tbm para ti ;)

      Eliminar
  9. Doríssima, deixei-te um desafio na minha "barraca". beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto delicioso :) Gosto bastante desses bolinhos! tenho de experimentar a receita :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)