segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tarte de pêssego

(A receita original veio da Casinha da Formiga)
Gosto de tartes e gosto de experimentar novos recheios e sabores. Uma das minhas preferidas continua a ser a clássica de maçã com canela, mas esta tarte de pêssego não lhe fica atrás, é muito boa! A massa quebrada que uso é caseira - deixei de comprar as de supermercado porque as acho um pouco salgadas, no entanto não deixam de ser uma boa opção. Durante algum tempo fiz esta massa, é boa mas como tem de ir ao lume, acabo por, de vez em quando, substitui-la por esta que sempre é mais prática de se fazer e igualmente saborosa.

Massa quebrada:
250 gramas de farinha sem fermento
125 gramas de margarina
1 ovo
2 colheres de sopa de água fria

Partir a margarina em pedacinhos e misturar tudo com a ponta dos dedos. Por fim amassar bem e formar uma bola. Deixar repousar durante, aproximadamente, 15 minutos. Untar uma tarteira com margarina, forra-la com a massa e picar o fundo com um garfo. Reservar.

Tarte:
1 lata pequena de pêssegos em calda
500 ml de leite
150 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de farinha maisena (amido de milho)
2 colheres de sopa de margarina
4 ovos
1 pau de canela
casca de 1 limão

Cortar as metades de pêssego em meias luas e reservar. Preparar o creme de pasteleiro: Bater os ovos com o açúcar, a farinha maisena e a margarina derretida. Misturar bem até ficar uma massa fofa. Adicionar o leite previamente fervido com o pau de canela e a casca de limão. Levar a mistura ao lume (brando) mexendo sempre até engrossar. Colocar o creme de pasteleiro na tarteira, cobrir com o pêssego e polvilhar com canela em pó. Levar a cozer em forno médio até ficar dourada (30 minutos aproximadamente). Depois de fria coloca-la no frigorífico.
Bom apetite e, já agora, uma boa semana :). 

6 comentários:

  1. Que maravilhoso aspecto! De certeza que o sabor combina com a apresentação!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Sílvia! A Formiguinha bem disse que era uma autêntica delícia e eu confirmo :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tem um aspecto simplesmente divinal :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)