Assim que começam a surgir as primeiras broas na mercearia onde costumamos comprar a maior parte da nossa fruta e outros produtos locais, o meu marido torna-se um verdadeiro "papa broas". Eu já não ligo assim tanto, uma vez que as acho muito doces e para mim tudo o que é muito doce torna-se enjoativo. Ora como a mercearia estava sem broas, o marido sugeriu que eu experimentasse fazer umas broas castelares caseiras e foi isso que fiz no domingo à tarde, sobre o olhar atento dos dois homens cá de casa. O mais velho dava sugestões, porque afinal ele é que é o grande apreciador e o mais novo sempre gostou de ver a mãe entre os tachos e panelas, principalmente, se estiver ao meu colo (com as devidas precauções, claro!).
A receita da versão original das broas foi retirada da internet, no entanto fiz umas pequenas alterações, adaptando assim ao gosto aqui de casa.
Receita Original (deu para 36 broas)
- 400 grs. de batata doce cozida
- 750 grs. de açúcar (usei 600 e para a próxima ainda vou reduzir mais um pouco)
- 3 ovos
- 50 grs. de coco ralado (usei 25)
- 125 grs. de miolo de amêndoa moída
- 150 grs. de farinha de milho
- 75 grs. de farinha de trigo sem fermento
- 1 casca de laranja (usei raspa de um limão)
- 2 gemas para pincelar
Descascar as batatas, cozer e reduzir a puré.
Juntar o açúcar e levar ao lume até ferver, mexendo sempre.
Quando levantar fervura, juntar a amêndoa, o coco, a casca de laranja (ou raspa de limão) e os ovos.
Mexer muito bem.
Sem retirar do lume, juntar as farinhas, previamente misturadas, envolvendo bem.
Deixar arrefecer.
Untar e polvilhar com farinha um tabuleiro de ir ao forno.
Formar pequenas bolas com a massa dando-lhes a forma de broas (ir polvilhando as mãos com farinha para facilitar a tarefa).
Colocá-las no tabuleiro, espalmá-las um pouco e pincelar com gema de ovo.
Vai ao forno bem quente durante, aproximadamente, 10 minutos.
Descuidei-me um pouco com as minhas (deixei-as cerca de 15 minutos) e ficaram coradas de mais. Tirando isso, ficaram ótimas, saborosas e ao jeito aqui de casa ;). Uma mais valia para elas ficarem com um gostinho especial é utilizarem uma boa batata doce. Eu usei a que tem o interior cor de laranja. É muito boa!
Estão um espectáculo as Broinhas!!
ResponderEliminarJinhos M:)I
Confesso que tb não aprecio, mas as tuas ficaram tão bonitas e com um aspecto tão guloso que até era capaz de voltar a tentar!
ResponderEliminarBeijinho
Acredita que eu gostei bastante e também não sou grande apreciadora. As coisas feitas em casa têm sempre um sabor diferente, porque acabamos por adaptá-las ao nosso gosto, ora pomos mais disto ou tiramos mais daquilo, mas sem fugir muito da receita original, e tu melhor do que ninguém sabes do que estou a falar ;). Beijinho
EliminarOlá!!
ResponderEliminarAcabei de te conhecer através do blog Reciclar e Decorar...e adorei o teu cantinho, ainda mais com tanta novidade daí, que pra mim é sempre uma descoberta, ter uma visão sobre os lugares que não posso ir.
Gostei de tudo. Suas criatividades, suas receitas, sua casa - parece ser bem aconchegante. Parabéns!!
Sou Vívian Fonseca
Moro em Ceilândia- DF
Brasilia - Brasíl
Meu site: http://elachegou.blogspot.com
Abraços.
Vívian, muito obrigada pela visita e pelo simpático comentário!.
ResponderEliminarBeijinhos