quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bolo de bolacha

Faço-o com alguma regularidade. É uma sobremesa muito apreciada aqui em casa e não é nada enjoativo, comparando com os que comemos na maioria dos restaurantes (sabem demasiado a manteiga e são extremamente doces). Ainda ontem tivemos uma amigo a jantar cá em casa que o elogiou bastante e ele até é um grande apreciador de bolo de bolacha. O truque é sermos generosas com o café que colocamos no creme de manteiga - corta um pouco o sabor da manteiga e não fica excessivamente a saber a café. Após várias tentativas, foi assim que consegui fazer um bolo de bolacha muito apreciado e perfeito para o nosso palato ;). Como faço:

Ingredientes:
1 pacote e meio de bolachas rectangulares tostadas
250 grs de manteiga sem sal à temperatura ambiente
150 de açúcar fino (eu uso o ice)
2 gemas de ovos
1 saqueta (2grs) de café solúvel (eu uso as saquetas Delta)
Café diluído em água para molhar as bolachas.

Preparação:
Bater o açúcar com a manteiga, juntar as gemas uma a uma e continuar a bater. Por fim deitar a saqueta do café (dissolver com um pouquito de agua) e misturar bem.
Dispor uma camada de bolachas molhadas no café numa travessa e por cima barrar com um pouco de creme. Repetir até terminar as bolachas. A última camada deverá ser de creme e convém que seja generosa. Barrar também os lados do bolo e polvilhar com bolacha ralada.

2 comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)