quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Panquecas proteicas

Ultimamente tenho introduzido mais alimentos proteicos na minha alimentação, em detrimento dos hidratos de carbono que, por norma, só os consumo na parte da manhã. Comecei a desenvolver no ginásio um programa para crescimento da massa moscular (não, não vai ver aqui a versão feminina do Arnold Schwarzenegger...), pretendo adquirir alguma definação, mas principalmente sentir-me bem e em forma, não só fisicamente como mentalmente, daí a minha alimentação actual ser pobre em gorduras, açucares, hidratos de carbono e mais rica em proteína, porque esta promove o crescimento moscular, recuperando os tecidos do musculo após cada treino.
Hoje decidi partilhar, aqui no blogue, a minha receita de panquecas proteicas, porque para além do seu valor nutritivo, são o lanche ou até pequeno-almoço ideal para quem tem um regime baixo em hidratos de carbono e rico em proteína.
Fiz com 1/2 chavena flocos de aveia ligeiramente triturados, 1/2 chavena leite de soja, 2 c.sopa farinha de amêndoa, 2 c.sopa côco ralado, 1 ovo, 1 scoop de whey de chocolate. Recheei com queijo quark (compro no lidl) e polvilhei com canela e amêndoa. Deliciei-me a comê-las até porque estava com uma fome, mas uma senhora fome! O côco deu-lhes alguma doçura, que pode muito bem ser substituido por algumas passas de uva. 
Como vê, as panquecas não têm necessáriamente de ser ricas em gorduras e açucares, basta cada um fazê-las segundo o seu gosto e necessidades especiais.

Nota: utlizei como medida uma chávena de 250 ml.

10 comentários:

  1. hummm isto interessa-me ;) vou anotar :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Dora:)

    Este fim-de-semana fiz panquecas - das tipo americanas. Gostei das tuas e um dia experimento:)
    Bom treino e boa alimentação!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Formiguinha ;)
      Acho que vais gostar! Se não tiveres ninguem aí em casa que tome batidos de whey (proteína de soro de leite), podes substitui-lo por cacau em pó (1 scoop = 60 ml), já não ficam tão proteicas, mas sem dúvida que ficarão boas também ;)
      Obrigada!
      Bjs

      Eliminar
  3. Olá Dora,
    Um aparte: beeem, és tão assídua lá no insta!.....
    Chamou-me a atenção esta tua receita de panqueca, pois o meu marido adora tudo o que mete aveia e soja. Vou tentar, e substituir o whey por cacau em pó. Bjs!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Val!
      Sim, no IG sou mais assídua...é o que dá ter smartphones - basta uma foto, um pequeno comentário e já está! No blogue sou sempre mais cuidadosa com o texto e fotos.
      Espero ter um bom feedback das panquecas ;)
      Bjs

      Eliminar
  4. Uma boa sugestão! Substituindo a proteína por cacau, não devem ficar muito mais calórias, creio.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Substituindo por cacau creio que não, agora se for chocolate em pó, sim, já ficam ligeiramente mais calóricas.
      Bjs

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)