quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Diospiros de roer

Têm sido a minha perdição nos últimos tempos. Docinhos e maduros são de comer e chorar por mais. Esta qualidade chama-se diospiro de roer e não deixam a boca a "colar" como os outros. Os outros bem maduros já não "colam", mas eu não sabia  e quando os provei pela primeira vez achei aquilo horrível e nunca mais toquei neles, nunca quis arriscar nem pelos mais maduros! Até que descobri esta variedade que me tem deliciado :).

18 comentários:

  1. Conheço esses diospiros por diospiros maçã (porque se comem como fossem uma maçã ;)

    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Te, fiz umas pesquisas e realmente também são conhecidos por esse nome. Para mim são uma autêntica novidade!

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito, mas continuo a preferir os "originais"... (embora comer aquilo seja uma odisseia...rsrsrs)

    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa noite! tenho um dióspiro de roer há cerca de 3 anos, o ano passado deu dióspiros de roer e este ano deu dos normais alguém me sabe dizer porque?

    OBRIGADO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Não faço a mais pequena ideia.

      Eliminar
    2. A variedade de roer é a PERSIMON.
      Tendo em conta que as plantas podem ser compradas envasadas, não há qualquer problema em as manter em casa durante algum tempo, antes de serem plantadas. Basta que as regue, mas cuidado, não abuse da quantidade de água.

      Eliminar
    3. Muito obrigada pela informação.

      Eliminar
  5. Boa tarde

    Estou interessado em plantar um diospireiro que dê diospiros de roer, mas não sei que árvore devo comprar pois não conheço muito bem as variedades. O que me aconselham e já agora quais são as variedades de diospiros de roer?
    Aproveito também para perguntar, uma vez que a árvore era so para plantar daqui a um mês, se a comprasse agora como podia mantê-la até ir mesmo para a terra, para o seu sítio definitivamente?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Lamento, mas não sei responder às suas questões.

      Eliminar
    2. Todos os diospiros são de roer, e aqueles muito moles que rebentam facilmente são dos mesmos só que foram submetidos a um gás especial para ficarem assim. Por isso nunca poderão comprar nenhum dispiro que dê dióspiros moles!

      Eliminar
    3. Há dióspiros que saem da árvore já moles se estiverem maduros e só moles podem ser comidos, porque de contrário tem um sabor muito desagradável e deixam a boca encortiçada. Não conhecia esta variedade que se come dura sem problemas, mas encontrei-os no supermercado, tenho um há mais de 15 dias e não fica mole. Essa do gás desconheço e não me parece que seja assim, pelo menos duas qualidades eu comprovei que existem e não uma única.

      Eliminar
  6. Se o diospiro está a dar diospiro diferentes do que deu no ano anterior, muito possivelmente é por ter ramos enxertados de diferentes variedades. Caso tenha sido cortado o veio que deu diospiro de roer a árvore passa a dar os "originais" . Também pode ser o contrário. Para saber qual é a variedade de raiz ela corresponderá aos frutos que nascem nos ramos mais baixos.

    ResponderEliminar
  7. olá em espanha são conhecidos por kaki persimmon.

    ResponderEliminar
  8. Sao doces, molinhos e deliciosos .... 😊
    Os originais "coroa de rei" .... ❤️

    ResponderEliminar
  9. De roer a mais que uma qualidade o ano passado enxertei uma qualidade de roer que são um espetáculo mas não pegou ver se me trazem de novo garfos este ano

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)