quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tigela do Cavalinho

Tenho a certeza que quase todas as mães e avós têm alguma peça de loiça antiga do Cavalinho da Fábrica de Loiça de Sacavém. Desde terrinas, pratos, tigelas grandes e pequenas, era o gosto da altura e eu, para ser franca, não gostava nada, ou melhor, não ligava para essas coisas. A minha mãe tem uma tigela grande em faiança que deve ter mais anos que eu e ainda anda a uso. 
Ora andava eu a passear pelo Continente, quando vi esta tigela e mais ao lado um serviço completo de jantar do Cavalinho. Não é que fiquei embevecida a olhar para aquilo!!!!! Esbocei um sorriso e trouxe duas tigelas pequenas. Vá lá!!! não são feitas na China, mas sim em Portugal, pelo menos isso!!!! Não é que eu não goste de uma chinesice ou outra, mas, POR FAVOR, a loiça do cavalinho NÃO!!!! Entretanto, numas pesquisas que fiz ao blogue http://velhariasdoluis.blogspot.com/, descobri o seguinte: "...o motivo Cavalinho ou Estátua teve origem em Inglaterra, onde é conhecido pelo nome Grecian Statue, onde começou a ser produzido a partir de 1840. Segundo a http://www.marks4antiques.com/ houve pelo menos 4 fábricas naquele país que fizeram este motivo: BROWNFIELDS (GUILD) POTTERY SOCIETY LTD; JOHN THOMAS HUDDEN; THOMAS & JOHN CAREY - JOHN CAREY& SONS; WOOD&BROWNFIELD. Como os patrões de Sacavém e nesta altura também Massarelos eram ingleses tinham uma natural tendência a importar motivos do seu país de origem, que na época produzia a faiança mais popular em toda a Europa e penso eu que também nas Américas..." . Sabiam disto?! Eu não.

4 comentários:

  1. Sim, essa loiça todos os avós/pais têm em casa. Adoro a que está na família, em rosa, serviço completo. Alguma coisa já se danificou pois durante muitos anos foi sempre a loiça fina que ia à mesa de Natal. Gosto muito de objectos com história e nesse sentido a mais importante é uma terrina da loiça cavalinho, verde, pertença de bisavó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sem duvida peças muito bonitas e com muitas histórias para contar!

      Eliminar
  2. eu tenho um serviço igual a este mas com uma diferença o meu nao tem o selo da marca, cavalinho, de certo o valor nao será o mesmo, pode me dizer qual o valor do meu serviço tem 40 peça. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Não faço ideia de quanto poderá custar, uma vez que já comprei essas peças há algum tempo. Nem sei se ainda estão a venda.

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)