Lembrei-me de partilhar a forma como deixo os couscous soltos e saborosos, isto porque vi num ou outro blogue as autoras a queixarem-se que de vez em quando eles saíam empapados. Independentemente da marca que uso, faço sempre da mesma maneira e saem sempre bem. Para 2 pessoas utilizo 250 gramas de couscous e 250 ml de água. Fervo a água com uma colher de chá de óleo e uma pitada de sal. Coloco os couscous dentro de uma taça de vidro (costumo juntar pimento vermelho picadinho e milho) e adiciono com cuidado a água fervente. Tapo e deixo por 4 minutos. Findo este tempo, mexo delicadamente com um garfo (utilizar somente as pontas do garfo). Polvilho com cebolinho picado, algumas raspas de limão e fica pronto a servir. É um acompanhamento que aprecio bastante e a primeira vez que o experimentei nas suas várias formas foi na Tunísia (diga-se de passagem que foi a única coisa que consegui comer por lá...) e desde então tem sido presença frequente na minha mesa. Faço-o muitas vezes a acompanhar salmão grelhado.
Eu adoro cuscus e faço imensas vezes! E apesar de fazer a olhómetro em termos de quantidades, a colher de chá de óleo nunca falha.
ResponderEliminarJá experimentaste fazer um uma boa pitada de açafrão (misturada na água) e depois acrescentar sultanas?! Eu adoro! Costumo fazer imenso desta forma.
Mas vou experimentar a tua sugestão!
Já experimentei com sultanas e com açafrão, mas em separado. Deste-me uma ideia, se juntarmos a ambos pinhões, ficamos com uns cuscus à árabe, tal qual o arroz. Vou experimentar! Obrigada pela sugestão ;)
EliminarOra cá está uma coisa que nunca comi, acreditas??
ResponderEliminarNão sei se a minha filha gostará, mas vou experimentar :)
O Tiago gosta?
Bjs
Se estiver distraído come, mas não pode ter vestígios de mais nada, senão diz "caca" :)
EliminarAdoro cuscus! Faço muitas vezes :)
ResponderEliminarA maior parte das vezes junto-os ao caldo do acompanhamento (normalmente, carne), e aí as quantidades são mais ou menos a olhómetro!
A dica do óleo parece-me óptima, da próxima vez que os fizer a solo vou experimentar! ;)
Eu por acaso sempre os fiz sózinhos, mas qualquer dia arrisco e também os vou juntar a certos caldos, vamos ver se me sai bem ;)
ResponderEliminarVou experimentar! O meu piolho nunca comeu também! Uma boa alternativa. :) obrigada
ResponderEliminarEles estranham um pouco ao início por causa da consistência, mas depois lá vai :)
EliminarDe fazer crescer água na boca! :)
ResponderEliminarA raspa do limão dá-lhe uma frescura deliciosa.
EliminarPor aqui comemos várias vezes, a M de dois anos adora :)
ResponderEliminarA verdade é que não ficam muito soltos. Na próxima vez já faço assim :)
Obrigada pela partilha.
Bjs
De nada ;)
EliminarA quantidade de água pode parecer pouca, mas na realiadde é a suficiente.
Bjs
Foi coisa que nunca comi, tenho de ver se há por aqui á venda.
ResponderEliminarSenäo tens de cozinhar tu para mim :D
Bj Ana
Boa ideia ;D
EliminarBjs
Mais uma admiradora de cuscus para se juntar ao clube:-)
ResponderEliminarutilizo-os muito para acompanhar estufados de legumes e carnes.
Beijinho
Acreditas que num dos blogues que visitei a autora deixo-os empapados e para não os deitar fora, fez um bolo com eles... Pareceu-me até muito bem e segundo relatou, ficou muito bom :)
EliminarBjs
É tão bom saber destes truques! Sou sincera, já por duas vezes tentei fazer cuscus e saíram sempre mal.. ou não estavam totalmente cozidos, ou estavam empapados.. uma treta. mas esta tua receita soa aromática e super deliciosa! Tenho que experimentar! ;D
ResponderEliminarMirabilis Makeup
Vais ver que desta fez corre bem ;)
EliminarBjs
Que receita deliciosa Eu costumo fazer a receita marroquina com a carne, os 7 legumes e o cous cous. Pesada mas deliciosa :)
ResponderEliminarUm dia farei, mas sem a carne, não será a mesma coisa, mas irá ficar delicioso na mesma :). Ao ver os teus " cous cous" é que reparei na minha versão aportuguesada - faltam-lhe os "ós"... vou rectificar :)
Eliminar