A Isilda do blogue Retalhos e Detalhes, lançou um desafio, que consiste em criar 12 blocos em patchwork (um por mês) até Março de 2013. A finalidade deste desafio é aprendermos novas técnicas de patchwork e principalmente divertir-mo-nos na sua execução. No final teremos uma manta/mostruário de 1,65mx2,15m.
O bloco escolhido para dar inicio a este projecto, é o *Log Cabin. Segundo a Isilda, este bloco é um dos mais simbólicos do patchwork e o mais popular na América do Norte.
*Log cabin é uma cabana primitiva de madeira feita com troncos (log) colocados na horizontal. Esta estrutura arquitetónica é originária do norte da Europa e foi introduzida na América do Norte pelos colonos escandinavos.
O quadrado vermelho foi-me oferecido pela Isilda, simboliza a lareira no centro da cabana. Eu desconhecia, completamente, esta simbologia à volta do patchwork!
Estou a começar a gostar muito desta experiência. Gosto de trabalhar com tecidos e já há muito tempo que pretendia executar uma manta em patchwork. Tecnicamente sei pouco, ou quase nada, e esta iniciativa veio despertar a vontade de concretizar este meu desejo. Fiz este bloco numa manhã, que incluiu a escolha e o corte dos tecidos. Claro que assim que o meu petiz acordou, as coisas já não tiveram o mesmo rendimento, mas tinha em mente acabá-lo hoje e consegui (queria terminá-lo ainda no mês de Março). Se quiser juntar-se a nós, ainda vai muito a tempo! Em vez de fazer um bloco para o mês que vem, faz dois! Basta seguir o blogue Retalhos e Detalhes da Isilda, para ficar a par dos acontecimentos.
Este foi o meu primeiríssimo Log Cabin! Segui o passo a passo da Isilda, mas depressa o nosso cérebro percebe a lógica das coisas e comecei a unir os retalhos como se fosse coisa que já estivesse habituada a fazer há muito tempo. Foi muito entusiasmante! Não está perfeito, mas deixou-me muito contente, na mesma! E venha o próximo :). Quero aproveitar para agradecer toda a disponibilidade que a Isilda demonstrou ter neste projecto. Deixo-lhe aqui um abraço e um beijinho!
Bom fim de semana!
Parabéns! Não consegui deixar de sorrir e sentir um calorzinho bom ao ver o teu trabalho!!!!!!
ResponderEliminarAcho que a nossa manta/mostruário nos vai deixar cheias de orgulho!
Se estivesse no Porto começava já hoje o próximo bloco, fiquei em pulgas ao ver o teu Log Cabin.
Obrigada!!!!!
Beijinho
Eu também já estou em pulgas para fazer o próximo :). Estava ansiosa para saber a tua opinião. Obrigada!! :)
EliminarBeijinho
Ai está algo que gostava de saber fazer :) Mas se nem me atrevo a pegar numa agulha para remendar uma meia, muito menos me atrevo a um projecto desses :))
ResponderEliminarMas depois quero ver o teu pronto :))
Ah pois! Assim já é mais difícil...mas não é impossível! :)
EliminarNo mês de abril vamos fazer um bloco que dê para aproveitar as tiras restantes do mês de março; acho que devemos respeitar o princípio subjacente ao patchwork: reaproveitar.
ResponderEliminarBeijinho
Ok, parece-me bem. Não cortei as tiras muito longas, mas ainda sobrou alguma coisa.
EliminarBeijinho
Sinto-me tentada a experimentar essa técnica :) Nem me parece assim tão dificil depois de ver como se faz! Ficou lindo :)
ResponderEliminarBeijinhos
E não é mesmo difícil! Faz-se muito bem. Reúne uns tecidos e junta-te a nós ;).
EliminarObrigada e Beijinhos!
Hum..... faco, näo faco, estou aqui num dilema....
ResponderEliminarPrós e contras ...
- é uma coisa que nunca experimentei, mas tenho curiosidade...
- näo gosto de coisa muito coloridas, mas posso fazer a meu gosto...
- a vontade de experimentar é muita, mas näo sei se o tempo me permite cumprir as tarefas ao longo do ano ...
- estou a aprender a tricotar, e tenho um projecto do genero iniciado...
vou dormir mais uma noite a pensar neste projecto, estou a acha-lo interessantísimo.
Näo sabia que o Patchwork tinha uma simbologia.
O que eu aprendo cnt :D
BJ da Ana (que está seriamente pensar no assunto para depois ir ao Ikea ver de tecidos que a agradem )
Eu acho que é fácil de acompanhar este projecto, uma vez que temos 1 mês para fazer um bloco! A ideia do log cabin é recriar uma cabana, em que temos a lareira ao centro e temos um lado mais escuro que representa a zona mais sombria da cabana e o lado mais claro, daí escolhermos tecidos escuros e claros. Mas se nos quiseres acompanhar, não precisas de usar padrões muito coloridos, utilizas os que mais gostares, desde que sigas essas regras.
EliminarEu também desconhecia esta simbologia e achei-a interessante.
Então vá, pensa no assunto! É uma boa altura para matares a curiosidade :). Tu com o jeitinho que tens fazes isto na boa ;).
Bjs
Olá Dora,
ResponderEliminarHá uns 3 anos atrás fiz um cursozito ( 5 tardes) de patcwork, e fiquei a gostar muito.Na altura nunva tinha pegado numa máquina de costura, o que dificultou a coisa :)Também tenho ideias de fazer uma manta, para quando é que não sei.
O teu primeiro quadrado, está muito giro.Escolheste muito bem as cores...
Pode ser que me entusiasme!
bj
Olá ce. :)
EliminarEu quando fiz a minha primeira, e única, peça em retalhos, estava grávida. Fiz um saco para a 1ª roupa do Tiago e também não sabia coser à máquina, aprendi na altura o básico.
Hoje em dia já me sinto mais à vontade com a costura, por isso aproveitei esta oportunidade para aprender mais sobre esta arte e "desenferrujar" um pouco a máquina :).
Se quiseres acompanhar-nos é dares um alô e uma vista de olhos no blogue retalhos e detalhes da Isilda ;).
Bjs
Até acompanhava, mas tenho de comprar a régua e a tabua de corte.Vou ver se arranjo (a bom preço!) e se for a tempo, começo em Abril.Esse faço-o num instantinho, é o mais fácil :)
EliminarAhhh e tecidos, também não era má ideia comprar uns giros..
Depois dou noticias
bj
Lindo trabalho de patchwork, adorei as cores !!!
ResponderEliminarObrigada Schandra ;)
EliminarBjs
Hummm eu também quero experimentar!
ResponderEliminarTinha uma vizinha da minha avó que fazia imensas almofadas desse género, ainda fez uma para mim. Agora vou ver se aprendo ;p)
Beijinhos
Por acaso também ando a pensar em fazer uma almofada, mas acho que vou optar pelos quadradinhos - também não sei fazer muito mais para além do bloco que aqui fiz!!. Vamos ver como corre o bloco de Abril :).
EliminarEstás com uma energia fantástica!! hehehe
Isso é muito bom :)
Quando quiseres e puderes junta-te a nós ;).
Beijinhos
O patchwork é viciante e o paper piecing nem se fala! Também estou a começar no mundo dos quilt's e é uma experiência que nos leva a outros níveis.
ResponderEliminarApesar de estar ainda no início, estou a gostar imenso da experiência. Acho que vai ser um projecto bastante enriquecedor!
Eliminar