segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tarte de limão com queijo e ameixas

Esta tarte é uma adaptação da tarte de limão, só que em vez de levar natas (não tinha em casa) levou queijo mascarpone. Entretanto, apeteceu-me introduzir mais qualquer coisa, lembrei-me, então, de fazer um doce de ameixa para espalhar por cima. O resultado é o que está à vista e de sabor estava DI-VI-NAL!!! Gosto imenso de tarte de limão, a receita que faço foi-me dada por uma amiga e quando a experimentei fiquei fã. Esta versão com mascarpone ficou, para mim, ainda melhor, porque deixou a tarte mais encorpada e ainda mais saborosa. A combinação com o doce de ameixa é perfeita ;).
Fiz assim:
Forrar uma tarteira com massa quebrada (eu fiz, mas podem comprá-la que também é boa) e picar o fundo com um garfo. Reservar.
Para a massa quebrada:
Num tacho, colocar 4 colheres de sopa de água, 125 grs de manteiga e 2 colheres de sopa de açúcar. Levar ao lume até dissolver. Deixar arrefecer e juntar, aos poucos, 250 grs de farinha. Ir batendo até ficar uma massa grossa, no fim amassar com as mãos até formar uma bola. Deixar repousar uns 15 minutos e fica pronta a ser utilizada. 
Para o doce de ameixa:
Descaroçar e cortar em pedacinhos 3 ameixas e colocá-las num tacho. Juntar 6 colheres de sopa de açúcar amarelo e um pau de canela. Levar a lume brando e deixar cozinhar durante 40/45 minutos. Mexer de vez em quando. Deixar arrefecer e enquanto isso prepara-se o recheio. (Há quem triture o doce no final para ficar com uma textura mais suave, mas eu prefiro deixar ficar exactamente como está).
Para o recheio:
4 ovos + 2 gemas
2 limões (sumo + raspa)
1 embalagem de 250grs de queijo mascarpone.
1/2 chávena de açúcar.
Bater os ovos com o açúcar. Juntar o queijo. Continuar a bater. Por fim, juntar o sumo e a raspa dos limões.
Deita-se o preparado na tarteira e leva-se a forno brando durante 40/45 minutos. O calor do forno deverá ser só em baixo, para evitar que se queime em cima. Depois de pronta, retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e espalhar o doce de ameixa. Pode ser colocada no frigorífico, ou ser servida à temperatura ambiente. Se o tempo estiver quente, convém colocá-la no frigorífico, até porque fresquinha sabe muito bem ;).
Bom apetite.

3 comentários:

  1. E ler um posting destes logo pela manha ate da vontade de ir para a cozinha.

    ResponderEliminar
  2. Então e não é bom Ana?!Coisinhas doces logo pela manhã!!! ;)
    bjs

    ResponderEliminar
  3. é óptimo, mas aqui é feriado :(.
    A lista de compras para amanha já esta feita :D

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Fique bem :)