quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tarte de chocolate com banana

Hoje foi dia de inovar na cozinha. Queria fazer uma sobremesa e olhando para o que tinha à minha volta, em menos de nada decidi que iria fazer uma tarte com aquelas belas bananas que tinha na fruteira. Entretanto pensei: - Mas só tarte com banana?! Hummm, vou juntar chocolate, tenho aqui queijo philadelphia, iogurte natural, que tal misturar isto tudo?! Então foi assim que fiz:

Ingredientes:
Massa quebrada (adicionei açúcar baunilhado em vez do branco + 1 colher de chá de essência de baunilha)
1 embalagem de queijo philadelphia
2 iogurtes naturais açucarados
3 ovos
1 tablete de chocolate preto
2 bananas médias
Nozes a gosto
açúcar mascavado a gosto

Preparação:
Enquanto a massa quebrada fica a repousar, misturar o queijo com os iogurtes. Juntar os ovos e bater bem. Derreter o chocolate no microondas (3 x 20seg / 900w(potência máx.) - mexer entre cada uma ) até ficar macio, atenção para não queimar. Com o chocolate ainda quente, juntar 4 colheres de sopa do preparado de  queijo e misturar bem. Forrar uma tarteira com a massa quebrada, picar o fundo com um garfo, espalhar o chocolate no fundo e nos lados, bem como as bananas cortadas às rodelas (entre o chocolate e as bananas polvilhar com pedaços de nozes). Juntar a mistura de queijo de forma a incorporar bem com a banana. Vai ao forno médio durante 45 minutos aprox. (ir verificando).

Ficou muito boa e aviso que é bastante substancial. Para a próxima vou prescindir das nozes, para não ficar tão "pesada". Sabe bem inovar ;). 

sábado, 26 de novembro de 2011

Comprinhas :: Retrosaria

Estava ansiosa que chegasse esta encomenda que fiz na Retrosaria da Rosa Pomar :). Tecidos e um livro de patchwork da Cath Kidston :) :) :).
As cores e padrões destes tecidos ao vivo são um autêntico elixir para os meus olhos! Foi difícil a escolha, uma vez que existem tecidos lindíssimos por lá, mas agora que eles chegaram e os vi todos juntos, vi que fiz a combinação perfeita ;).
O livro é fantástico e ainda vem com uns retalhos de tecido e material necessário para fazer o saco que vem na capa e na foto seguinte.
Tem imensos projetos e as respetivas técnicas. Ainda não vi tudo ao pormenor, mas já fiquei entusiasmada para começar a minha viagem no patchwork que tanto admiro, mas nunca me dediquei a sério. A seguir mostro alguns projetos do livro.
Escolhe-se os panos de cozinha certos e voilá ficamos com uma toalha de mesa lindíssima! 
Adorava ter uma máquina destas ♥
Bonito, mas não me estou a ver a fazer um trabalho destes! Tenho paciência, mas não a suficiente para fazer losangos tão pequenos em tecido! 
Bom fim de semana!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ideias para o Natal

Falta precisamente 1 mês para o dia de natal.
Ficam aqui algumas sugestões de decoração que achei giras.
Soube tão bem folhear estas revistas!
(Imagens seguintes retiradas da revista Soluções da Nova Gente)
Vou aplicar esta ideia nos meus presentes - Pompons em lã em vez de laços de fita. Decorar rolos de papel higiénico para presentes mais pequenos também é uma ótima ideia.
Estas caixas de fósforos ficaram um mimo!.
Acho que este ano vou fazer uma árvore de natal igual a esta :).
Adorei esta ideia - Reciclar com lã.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Uma nova tela pintada


Aos poucos vou perdendo a timidez na pintura em tela, e lá surgiu mais uma para decorar o meu canto preferido na sala. Esta tela foi pensada para oferecer como presente de natal! Depois de terminada, acabei por já não me querer separar dela (os primeiros trabalhos são sempre assim :) ) e foi direitinha para aquela parede que estava mesmo a precisar de um pouco mais de mim. Ai ai...vamos ver as próximas!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bolo de bolacha

Faço-o com alguma regularidade. É uma sobremesa muito apreciada aqui em casa e não é nada enjoativo, comparando com os que comemos na maioria dos restaurantes (sabem demasiado a manteiga e são extremamente doces). Ainda ontem tivemos uma amigo a jantar cá em casa que o elogiou bastante e ele até é um grande apreciador de bolo de bolacha. O truque é sermos generosas com o café que colocamos no creme de manteiga - corta um pouco o sabor da manteiga e não fica excessivamente a saber a café. Após várias tentativas, foi assim que consegui fazer um bolo de bolacha muito apreciado e perfeito para o nosso palato ;). Como faço:

Ingredientes:
1 pacote e meio de bolachas rectangulares tostadas
250 grs de manteiga sem sal à temperatura ambiente
150 de açúcar fino (eu uso o ice)
2 gemas de ovos
1 saqueta (2grs) de café solúvel (eu uso as saquetas Delta)
Café diluído em água para molhar as bolachas.

Preparação:
Bater o açúcar com a manteiga, juntar as gemas uma a uma e continuar a bater. Por fim deitar a saqueta do café (dissolver com um pouquito de agua) e misturar bem.
Dispor uma camada de bolachas molhadas no café numa travessa e por cima barrar com um pouco de creme. Repetir até terminar as bolachas. A última camada deverá ser de creme e convém que seja generosa. Barrar também os lados do bolo e polvilhar com bolacha ralada.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Limas

Há semelhança das romãs, as limas quando secam ficam rijas que nem pedras. Estas limas ficaram esquecidas aqui por casa, secaram, serviram de brincadeira para o Tiago e agora passaram a ser um elemento decorativo na minha cozinha. Ficaram tão giras, não ficaram?!.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Bombons de chocolate crocante

Estes bombons são uma delícia e tão simples de se fazer, que até uma criancinha os faz. Numa altura em que cada vez mais se opta por fazer presentinhos homemade para se oferecer no natal, quis também fazer parte do rol de meninas/senhoras que partilham ideias fantásticas aqui na blogosfera, oferecendo a ideia destes bombons que são rápidos de se fazer, têm um custo reduzido e são DE-LI-CI-O-SOS! :)
Como fiz:
 - Derreti chocolate negro no microondas (ir mexendo de 20 em 20 seg. na potência máxima até estar completamente derretido e macio). 
 - Parti em pedacinhos amêndoa laminada e amendoins salgados com mel.
 - Forrei um tabuleiro com papel vegetal, coloquei pequenas colheradas de chocolate (calcando um pouco) e polvilhei com a mistura de amendoins e amêndoas (convém pressionar um pouco para evitar que a mistura se  espalhe). Depois, é só esperar que o chocolate fique rijo.

As quantidades que usei foram a olho e o chocolate podem usar outro sem ser o negro. Vi esta receita algures na net e fiz as minhas adaptações. 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Almofadas em granny squares

Quis terminar estas almofadas que já tinham sido começadas há algum tempo e foi a razão pela qual andei pouco assídua no blogue esta semana. A sensação de tarefa cumprida é muito boa e quando o trabalho nos corre bem ainda sabe melhor. Fazer granny squares não é uma tarefa fácil - pelo menos para mim, porque me aborreço um pouco de fazer tantos quadradinhos em crochet (uni-los então nem se fala!!!) - mas no fim o esforço é compensado pelo resultado final. O último trabalho que tinha feito em granny squares foi esta manta e agora com as almofadas, julgo que tão depressa não me vão ver a fazer nada em quadradinhos de crochet!!.............................. Bom fim de semana!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

De pequenino...

Tiago com 22 meses.
É engraçado como ainda com tenra idade, começou logo a manifestar interesse pelos computadores e gadgets cá de casa. Quem sai aos seus não degenera! :).

sábado, 12 de novembro de 2011

Tarte de maçã com canela

Sabe tão bem sentir o cheiro de uma tarte de maçã acabadinha de sair do forno! É impossível não ficar bem disposta! O aroma é reconfortante e convida a uma chávena de chá bem quentinha ;). Adoro a combinação de maçã e canela!.
Ingredientes:
1 pacote de massa folhada fresca
3 maçãs
3 ovos
1 pacote de natas vegetais
Açúcar e canela (a gosto)
Preparação:
Colocar a massa folhada numa tarteira e picar o fundo com um garfo (seguir as instruções da embalagem).
Bater os ovos com as natas e juntar um pouco de açúcar.
Cortar as maçãs em fatias finas (podem deixar a casca ou não)
Colocar as maçãs em camadas na tarteira e entre cada camada polvilhar com açúcar e canela.
Verter as natas e o ovos delicadamente por cima das maçãs e polvilhar com açúcar mascavado e canela.
Vai ao forno até ficar com uma côr dourada (cerca de 20/30 min. a uma temperatura média).

Bom fim de semana

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Natura :: Um velho índio...

Por várias vezes que aprecio os sacos da loja Natura. Lembro-me, uma vez, de eles terem um saco cujo tema era o "Movimento Slow", com uma mensagem interessante e imagens giríssimas. Chegou a ter direito a moldura cá em casa durante uns tempos!. Hoje mostro outro saco que merece destaque pela grandeza e sabedoria da sua mensagem. Que é, para mim, a mais pura das verdades.

Um velho índio estava a falar com o seu neto e contava-lhe:
"Sinto-me como se tivesse dois lobos lutando no meu coração.
Um é o lobo irritado, violento e vingativo.
O outro está cheio de amor e compaixão".

O neto perguntou:
"Avô, diga-me, qual dos dois ganhará a luta no seu coração?".

O avô respondeu:
"Aquele que eu alimente".

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Doce de abóbora com amêndoa

O meu primeiro doce de abóbora com amêndoa já está feito. Após ter havido um contratempo com o primeiro que tentei fazer (açúcar a mais), este saiu na perfeição!. A verdade é que este último foi um aproveitamento do anterior (que não foi consumido - estava intragável!), guardei-o em frascos (durante umas 4/5 semanas) até me resolver a pegar nele novamente.
Meti tudo dentro de um tacho, juntei mais abóbora, a casca de 1 limão, foi ao lume e passada 1h30min. já tinha um doce como deve de ser ;). À semelhança do ano passado ( fiz doce de courgette), alguns frascos já vão ficar guardados para oferecer no Natal. Em suma, este doce levou (aprox.) 1,200kg de abóbora (cortada em pedacinhos), 1kg de açúcar branco, amêndoa laminada (a gosto), 2 paus de canela, 1 copo de água (copo de galão) e casca de 1 limão. Fica pronto assim que começar a fazer ponto de estrada, depois,  coloquei-o, de imediato, dentro de frascos aquecidos (no momento)  no microondas (45 seg./900w) e virei-os com a tampa para baixo para criar um vácuo natural. 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cronograma de uma crise

Deu-me vontade de rir...mas não tem piada nenhuma! Dá-me mesmo vontade de partir esta merda toda também!!

sábado, 5 de novembro de 2011

Mapling :: Matiné

Hoje foi dia de mapling (para quem não sabe, mapling é ficar estiraçada no sofá no relax...) e de filme na sessão da tarde. Já nem me lembro bem quando foi a última vez que pude desfrutar dum filme, numa tarde fria deitada no aconchego do meu sofá! Após ter feito um dutch baby para o lanche que me deixou de barriguinha cheia (receita aqui) e de ter adormecido a cria, lá fui eu mais o marido para debaixo da mantinha assistir a mais um Pirata das Caraíbas "Por estranhas marés". O bem humorado Capitão Jack Sparrow continua em alta (como sempre nos habituou!). Cenários fantásticos. A destacar as sereias, cuja presença me surpreendeu. A presença da Penélope Cruz também foi positiva. Gostei do filme.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pescada com couve lombarda

Hoje deixo aqui uma sugestão de um prato semelhante às "Salsichas frescas com couve lombarda". A minha versão com pescada resultou muito bem, com a vantagem de ser muito mais nutritiva e saudável.
Ingredientes:
Tranches de pescada (utilizei da Pescanova)
Couve Lombarda
Pimento vermelho 
Leite 
Sumo de limão
Pimenta moída na altura (utilizei mistura de 5 pimentas)
Alho em pó
Sal
Molho inglês
Mangericão
Tomate em pedaços (utilizei do Guloso)
Natas vegetais
Dentro de um tacho dispus as tranches, deitei umas gostas de sumo de limão em cada uma delas e cobri com leite. Depois juntei a gosto o sal, pimenta, alho, mangericão, molho inglês, pimento vermelho cortado às tiras e deixei estufar durante uns 10 minutos. Depois, juntei metade da lata de tomate, um pouco de água, rectifiquei os sabores e deixei ao lume mais 10 minutos. 
Entretanto, separei e lavei 6 folhas de couve. Retirei a pescada do lume, coloquei cada tranche dentro de uma folha de couve, enrolei e prendi com um palito. Coloquei tudo num tabuleiro de ir ao forno.
Ao molho que ficou no tacho da confeção da pescada, juntei um pouco de natas e deitei por cima dos rolos de couve.
Levar o tabuleiro ao forno até a couve ficar cozinhada e dourada. Servi com puré de batata. Espero que tenham apreciado esta minha sugestão de comidinha de Outono ;)******* Bom fim de semana!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Comprinhas :: Desigual


Cada vez que entro numa loja Desigual não resisto a sair de lá com uma peça ou, neste caso, duas. As cores deixam-me bem disposta (os preços já não - mas para isso é que existem os outlets e a época de saldos). O pormenor e a qualidade com que a maioria das peças são feitas, justifica, em parte, o preço delas. Adorei as minhas compras :). ***** Presente de aniversário (antecipado) do marido para mim :). 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bolsa para telemovel

A minha mãe queria uma bolsa para o telemóvel e eu ofereci-me para lhe fazer uma. São daquelas coisas simples, rápidas e prazerosas de se fazer, e que por isso mesmo, merecem  honras aqui no atelier. Bom feriado ;).